Scrum Recife » Página 'Os papéis de Scrum Master e Product Owner podem ser combinados? '

Os papéis de Scrum Master e Product Owner podem ser combinados?

Tradução do post original “Can Product Owner and Scrum Master be combined?“, no InfoQ USA, por Mark Levison.

Muitos times e organizações pequenas consideram em combinar os papéis de Product Owner (PO) e Scrum Master (SM) em uma única pessoa. É recomendável? Outras pessoas já fizeram isso? Quais são as opções?

De acordo com o Mike Cohn, autor do livro “Agile Estimating and Planning”, o Scrum Master é:

…responsável por garantir que o time Scrum vivencia os valores e práticas do Scrum. O ScrumMaster protege o time, se certificando que eles não se comprometam com mais itens de backlog do que eles podem entregar em uma Sprint. O ScrumMaster facilita a reunião de Daily Scrum, e é responsável por remover quaisquer obstáculos que são levantados pelo time durante essas reuniões. O papel de ScrumMaster é tipicamente preenchido por um gerente de projetos ou líder técnico, mas pode ser qualquer pessoa.

Em adição, o Scrum Master é responsável pela qualidade do trabalho do time.

Em tempo, o Product Owner é:

… (tipicamente alguém da área de Marketing ou um usuário chave no desenvolvimento interno) responsável por priorizar o Product Backlog. O time Scrum olha para o product backlog priorizado, e puxa as fatias mais altas do mesmo, os itens mais prioritários, e se compromete à entregar os mesmos durante uma Sprint. Estes itens viram o Sprint Backlog. Em retorno pelo seu comprometimento em entregar as tarefas selecionadas completas (as quais, por definição, são as mais importantes para o Product Owner), o P.O. se compromete que ele ou ela não vai trazer novos requisitos para o time durante a Sprint. Requisitos podem mudar (e a mudança é encorajada) mas somente os requisitos do product backlog, que não estão na Sprint. Uma vez que o time começou numa Sprint, ele se mantém completamente focado em entregar o objetivo daquela Sprint.

Como Matt Gelbwaks apontou, o P.O. é responsável por conceitos e idéias (ex: o backlog), enquanto o Scrum Master é responsável pela sua execução e qualidade. Então o P.O. quer mais funcionalidades, enquanto o Scrum Master está focado na execução e conclusão, em fazer as coisas acontecerem.

Tomek Wlodarek explica que os diferentes pontos de vista são somente metade do problema. A outra metade é o comprometimento com o tempo: “Aprendi que, em um ambiente corporativo, preencher o papel de S.M. é um trabalho full time para um time de 5 a 6 pessoas … e o papel de P.O. para aquele mesmo time exige 60% a 100% do tempo do P.O.

Dan Rawsthorne, coach da Danube Technologies, escreveu:

Eu fiz, numa época passada onde eu não sabia fazer melhor… combinei os papéis de P.O., S.M. e arquiteto-chefe. Para manter o time auto-organizado, eu contava com a colaboração deles: “por este ponto de vista… mas por outro lado… o que eu deveria fazer?”. Funcionava, mas era muito, muito difícil, e eu jamais quero fazer isso novamente, e não vejo razões para outras pessoas tentarem também.

Tom Mellor também já viu essa combinação de papéis funcionar, mas chamou a atenção que era necessário ter uma pessoa com habilidades muito únicas, e que essa pessoa hoje é um coach em tempo integral.

Steve Eichert teve a resposta mais otimista, dizendo: “Assumindo que uma única pessoa é capaz de preencher ambos os papéis sem misturar e se confundir, me parece possível que ambos os papéis sejam assumidos por uma única pessoa, mas somente se isso for absolutamente requerido”. Entretanto, mesmo ele recomenda manter os papéis separados.

Por fim, Ken Schwaber chamou a atenção (em um treinamento CSM) que um ScrumMaster com muita experiência poderia cobrir as bases para o Product Owner, até que um P.O. apropriado pudesse ser identificado e treinado.

3 comentários to “Os papéis de Scrum Master e Product Owner podem ser combinados?”

  1. Esse artigo já foi traduzido está disponível em http://www.infoq.com/br/news/2008/12/scrum-master-product-owner

    Participem comentando o que acharam disso lá… =)

  2. [...] boa prática e as experiências afirmam que não funciona. Procurei sobre o assunto e encontrei um artigo muito interessante com afirmações de gurus do Scrum a respeito. Vale à pena [...]

  3. Olá Igor,

    Parabéns pelo post!

    Realmente existe a necessidade de duas pessoas para trabalhar esse tipo desenvolvimento.

    O meu caso que trabalho com desenvolvimentos web. O Product Owner é o pessoal que faz o atendimento ao cliente/analista e consultor. Ele lista os itens do projeto e faz o papel do cliente da empresa e está preocupado com o ROI (Retorno do Investimento) do cliente.

    O Scrum Master é um gerente de produção, ao elabora um cronograma e separa os sprints para a equipe do projeto. Faz as reuniões e todas outras funções do Scrum Master.

    Cada um defende o seu lado para alcançar um objetivo comum que é o produto/serviço que traga retorno para ambas as instituições (Cliente/Empresa). E diminuir o numero de modificações nos sprints como também os impediment item.

    Um abraço e até o próximo post

Deixe um comentário

XHTML - Você pode usar:<a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>